PMOC AR CONDICIONADO LEI 13.589/2018 DE 4 JANEIRO. REGULARIZE JÁ A DOCUMENTAÇÃO DE SUA EMPRESA COM A TEC-AR! E VEJA AS VANTAGEM

O que é Pmoc?

PMOC é um Plano de Manutenção, Operação e Controle, que deve ser elaborado para o sistema de climatização de empresas públicas e privadas e a função do Pmoc, é manter o registro das manutenções sempre atualizadas, garantindo a saúde e bem estar de seus ocupantes.


Como surgiu o Pmoc?

O Pmoc foi instituído em 1998, após constatado que a causa da morte do então ministro das telecomunicações, Sergio Mota, se deu por uma contaminação hospitalar proveniente da falta de manutenção do sistema de ar condicionado do hospital onde estava internado. Logo após sua morte começaram as investigações e descobriram que ele foi vitima de uma bactéria conhecida como Legionella. 

O Pmoc foi então instituído oficialmente por meio de Portaria 3.529 pelo Ministro da Saúde José Serra, que também era muito amigo do Ministro Sérgio Mota.


Quem está apto a fornecer o Pmoc?

O Pmoc deve ser elaborado por uma empresa especializada em Climatização de Ambientes, que forneça o Pmoc e já faça as manutenções prevista na documentação. O Pmoc deve ser assinado por um responsável técnico com registro no CREA.


O Pmoc é obrigatório?

De acordo com a Portaria 3523/98, o Pmoc sempre foi obrigatório! O problema é que por ser uma Portaria, as empresas não levavam muito a serio,mesmo com multas que poderiam chegar a R$ 200.000,00. Existem registro que apontam centenas de empresas que foram autuadas pela ANVISA e tiveram que pagar multas altíssimas, principalmente na área da Saúde e Call Centers.


O que muda no Pmoc com a Lei 13.589/2018?

Com o Pmoc nada, até porque ele continua sendo regulamentado pelas normas técnicas brasileiras, que determinam como e quando as manutenções no sistema de climatização devem ocorrer e as determinações dos órgãos públicos brasileiros que estabelecem os critérios mínimos aceitáveis para a boa qualidade do ar interior em ambientes climatizados.

O que muda no Pmoc é a Obrigatoriedade, ele deixa ser uma portaria para se tornar uma Lei! E como sabemos as Leis são criadas para serem cumpridas e no caso do Pmoc as multas são altíssimas, dependendo o ramo de atividade da empresa, a multa pode chegar a 1,5 Milhão de Reais.


O que minha empresa ganha com o Pmoc?

Essa é uma boa pergunta! Embora o Pmoc tenha sido instituído para garantir a saúde dos ocupantes de ambientes climatizados em empresas públicas e privadas, ele no mínimo oferece 5 grandes benefícios para as empresas.


1° – Ele tem uma função preventiva, evitando que sua empresa tenha que desembolsar dinheiro com o pagamento de multas;

2° – Ele aumenta o tempo de vida útil dos equipamentos de climatização de sua empresa;

3° – Reduz seus custos com manutenções corretivas e o tempo de parada dos equipamentos;

4° – Reduz seus custos com energia elétrica em até 40%;

5° – Melhora a qualidade de vida de seus colaboradores refletindo no aumento de produtividade de sua empresa


Qual a validade do Pmoc?

O Pmoc só tem validade com o recolhimento de ART (anotação de responsabilidade técnica) que terá validade para o ano vigente a sua emissão. Por isso é importante manter um especialista cuidando do Pmoc pra você.


Qual o custo do Pmoc?

Para otimizar seu investimento, o ideal é contratar uma empresa especializada em Climatização de Ambientes, que ofereça todos os serviços em único lugar. Dessa forma o investimento será bem menor!



Veja abaixo como o Pmoc deve ser elaborado e implantado:


1° PASSO: Avaliação do estado atual dos equipamentos; 

Esse é um dos pontos mais importantes para elaboração do Pmoc. Porque de nada adianta elaborar um Pmoc, para um sistema que esteja instalado inadequadamente ou que já esteja no final do ciclo de vida útil. O resultado desse levantamento nos levará ao segundo passo.


2° PASSO: Coleta de Informações para Elaboração do Pmoc:

Validado o processo anterior, é hora de mapear todos os pontos relevantes, como: Numero de Ocupantes Fixos e Flutuantes, Tempo que o Ar Condicionado fica ligado, Tipo de Ambiente, Poluentes presentes no Ambiente e Tipo de Atividades Executadas em cada um desses Ambientes. Com base nessas informações, partimos para a Elaboração do Plano de Manutenção mais indicado.


3° PASSO: Elaboração do Pmoc

Agora é hora de colocar todas as informações coletadas no Pmoc, incluindo:

-Periodicidade das Manutenções;

-Relação dos itens que deverão ser checados em cada intervenção;

-Recolhimento da ART (anotação de responsabilidade técnica);

-Treinamento e Integração da Equipe que ficará responsável pelas Manutenções;


4° PASSO: Implantação e Acompanhamento 

Depois de planejado é hora de partir para a execução do Pmoc e medir os resultados. Isso pode ser feito por meio de planilhas ou sistemas “Softwares”, apropriados para esse fim.




CONTATO

(31) 99735-7937
tec-ar@tec-arminas.com.br